O Facebook está explorando a criação de sua própria criptomoeda, um token virtual que permitiria que seus bilhões de usuários em todo o mundo fizessem pagamentos eletrônicos.
A ideia seria usar uma moeda virtual própria para facilitar a realização de pagamentos dentro da plataforma do Facebook. A criptomoeda da rede social poderia, por exemplo, ser usada dentro da área Marketplace criada para compra e venda de produtos no Facebook.
O Facebook teria iniciado os estudos sobre o blockchain há cerca de um ano, mas o projeto só ganhou força recentemente, com a criação de uma área dentro da empresa dedicada ao assunto. A divisão de blockchain do Facebook vai ser comandada por David Marcus, um executivo que trabalhava no desenvolvimento do Facebook Messenger.
Caso a moeda virtual chegue a ser lançada, não será a primeira investida do Facebook na área: em 2009, os Facebook Credits foram lançados para uso dentro de jogos como Farmville. No entanto, as moedas não ganharam muita popularidade e acabaram sendo abandonadas dois anos depois.